quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

46 anos sem o cantor EVALDO BRAGA


quinta-feira, 31 de janeiro de 2019: 46 anos sem o cantor Evaldo Braga
POSTAGEM: SEVERINO MANDU

Evaldo Braga (Campos, RJ, 26/05/1945 – Três Rios, RJ, 31/01/1973).

EVALDO BRAGA


Evaldo Braga era conhecido como o “Ídolo Negro”. Seu maior sucesso foi a música “Sorria, Sorria”, que pode ser ouvida no anúncio de lançamento do Renault Duster.
Trabalhou por muito tempo como engraxate e lavador de carros de artistas de rádios e gravadoras. Com esta ocupação, conheceu diversos cantores, entre os quais Nilton César, que lhe ofereceu a primeira chance de emprego no meio artístico, atuando como seu divulgador. Com isso, conheceu Edson Wander e apareceu pela primeira vez no ramo musical, compondo “Areia no meu caminho”. A música foi gravada pelo cantor Edson Wander em seu primeiro disco, “Canto ao Canto de Edson Wander”, em 1968, e estourou nas paradas brasileiras, chegando a superar artistas já famosos, como Roberto Carlos e Ronnie Von.
Em seguida, conheceu o produtor e compositor Osmar Navarro, que o convidou para gravar um disco na gravadora Polydor. Posteriormente teve músicas gravadas por Paulo Sérgio, um dos artistas que o ajudaram na carreira musical.
Seus maiores sucessos foram “Eu não sou lixo”, “Nunca mais”, “A cruz que carrego”, “Mentira”, “Sorria, Sorria”, “Meu Deus”, “Eu desta vez vou te esquecer” e “Tudo fizeram pra me derrotar”, entre outros.
Evaldo Braga morreu em um acidente automobilístico na BR-3 (Rio – Juiz de Fora), atual BR-040, com apenas 27 anos de idade. A tragédia aconteceu quando o seu motorista tentou fazer uma ultrapassagem perigosa, e o Volkswagen TL do cantor foi atingido em cheio por um caminhão que vinha no sentido contrário.


2 comentários: